Sobre marcas, rótulos e boa comunicação de vinhos e produtores

image

Criar e dinamizar uma página Facebook do seu vinho é um óptimo meio para comunicar com actuais e potenciais clientes. Muitos produtores vinícolas usam-no para dar a conhecer a adega, partilhar a evolução da vinha, anunciar provas, lançamentos e promoções de vinhos ou ligar-se à sua região.

Esta rede social é um meio personalizado, ágil, viral e barato para fazer eco da sua marca. Mas não se iluda: uma comunicação eficaz exige atenção. Deve manter-se focado no posicionamento da sua marca, possuir alguma técnica e direcionar bem a sua mensagem: seja para um país ou grupo de pessoas, o “post" (publicação de imagem, texto ou vídeo) deve ser relevante e específico para o seu público.

Use estas dicas para criar posts “perfeitos”, que geram interesse, “gostos" e são partilhados.

1. Imagem com impacto

As imagens são o media mais partilhado no Facebook . Como seres humanos, somos atraídos por imagens interessantes. É imediato e fácil “gostar”. E se realmente nos entusiasmar, facilmente partilhamos com centenas de “amigos”. No post perfeito a imagem deve ter impacto. Close-ups de pessoas, pormenores e cores como vermelho e laranja são bons. Evite o logotipo da empresa. Formate a imagem com um mínimo de 300 × 300 pixels. Lembre-se que o Facebook é muitas vezes visto no telemóvel (até 70%) use imagens simples, textos curtos e perguntas sim /não.

2 . Texto curto e incisivo

Mantenha o texto curto e directo, com menos de 90 caracteres. Se tem um URL certifique-se de que está no topo do texto (para tornar uma ligação longa e feia mais atraente, encurte-a com o Bitly). Se a ideia é levar as pessoas ao seu blog ou website seja apelativo, faça um “call to action”.  Uma pergunta sobre a imagem é optimo, pois aumenta o envolvimento.

3. Envolver-se, incentivar, responder

O post “perfeito” não acaba quando carrega no botão “publicar ” ou “enviar”. Uma vez publicado, deve acompanhar a sua evolução, comentar, incentivar ou responder às perguntas que surjam. “Gostar” dos comentários ou partilhas e responder às perguntas que lhe fazem mostra atenção. E os clientes reconhecem esta atenção. É muito frustrante perguntar onde se vendem os seus vinhos e ficar sem resposta…

4 . Quer chegar a mais pessoas? Impulsione.

Além do seu talento e do interesse gerado, o Facebook dá-lhe meios para promover o seu post junto de um público mais vasto. Se está a começar, quer gerar tráfego ou acha que a sua mensagem deve chegar a mais pessoas pode “impulsionar”. Este serviço tem um custo, dependendo do tempo de duração .. pode criar uma “história patrocinada ” no Facebook.

Com criatividade pode obter grandes resultados. Mas se não sabe,  não tem tempo, ou precisa de ajuda para criar, configurar e gerir uma página de Facebook do seu vinho ou adega, fale connosco.

Imagens da página Facebook da Quinta do Piloto, produtor de Palmela, configurada e gerida pela Wine & Shine.

Se gostou deste artigo, talvez goste de ler também:

Há 7 meses
Share