Sobre marcas, rótulos e boa comunicação de vinhos e produtores

Muitos produtores vinícolas só pensam na marca quando têm de cumprir objectivos de curto prazo, como lançar uma nova colheita. De repente precisam de rótulos. E ficam surpreendidos ao perceber que - embora importante - o rótulo é apenas uma parte. Na verdade, criar a marca capaz de cativar clientes e perdurar no tempo exige algum investimento e atenção. Ainda antes de avançar para o rótulo deve criar a sua identidade. E depois, há que pensar na comunicação

image

1. PENSE BEM A SUA IDENTIDADE

Formada pelo nome, logotipo, tagline/slogan é a base da marca, o seu ADN. Vai estar presente em cartões, cartas, fichas técnicas, rótulos, website, publicidade e, até, à porta da adega.

A identidade é como uma tatuagem: para sempre. Tem de ser bem pensada para transmitir a mensagem adequada durante anos. Deve ser original, aplicável em vários suportes, legível em várias dimensões. No chamado branding - a arte de criar e divulgar  marcas - originalidade, clareza e consistência são fundamentais. Quer criar uma identidade tão forte e distintiva como a Casa Ermelinda de Freitas? Fale connosco.

image

2.  RESPEITE-A NO PACKAGING

Um bom rótulo faz o seu vinho saltar da prateleira para o cesto de compras do cliente. Rótulo, contra-rótulo, cápsulas e embalagens: tudo deve passar a sua mensagem de forma relevante.

Criar um rótulo exige talento e saber. Um designer experiente em packaging (como encontra na Wine & Shine) saberá como chamar a atenção à distância, com informação clara e bem hierarquizada. E assegurar a produção gráfica - escolha do papel, impressão e acabamentos - para “vestir” o seu vinho com sucesso por muitos anos (o rótulo precisa em média de 4 anos para impor-se como marca).

image

3. PLANEIE A SUA COMUNICAÇÃO

Para chegar a mais clientes terá de comunicar a sua marca.  Brochuras, press release, anúncios, provas, feiras, internet e redes sociais: há muitas formas de ligar o seu vinho a apreciadores em todo o mundo.

Quando listar todos os meios disponíveis e comparar com o tempo e orçamento que de que dispõe, verá que é uma tarefa difícil. Para  saber quando, onde e como comunicar de forma eficaz tem de estabelecer uma estratégia adequada aos seus recursos e objectivos. E segui-la.  Para chegar a um nicho de apreciadores não precisa de gastar fortunas em publicidade: com criatividade pode obter grandes resultados. Pergunte-nos como

Uma marca de sucesso não se faz de um dia para o outro. Constrói-se ao longo de anos, com comunicação consistente, dirigida às pessoas certas – o seu público-alvo. Se gostarem da sua mensagem irão passar a palavra.Se precisa de ajuda fale connosco.

Rita Monteiro, copywriter Wine & Shine

Imagens Casa Ermelinda de Freitas: logotipo e rótulos por Paal Myhre; Anúncio e press release: redacção de Rita Monteiro.

Se gostou deste artigo, talvez goste de ler também:

Há 10 meses
Share