Sobre marcas, rótulos e boa comunicação de vinhos e produtores

image

Quem vai comprar aquele seu Super Reserva, o vinho Ícone, a colheita numerada, o Vintage raro? Mesmo com a crise internacional, a procura por serviços e produtos de luxo nunca foi tão grande. O mercado de luxo conseguiu destacar-se e aumentar o número de clientes. Mas qual o segredo das marcas para lucrar mesmo em tempos difíceis? Segundo a revista Forbes o segredo está na capacidade de tocar o seu público-alvo com estratégias de marketing dirigidas a cada perfil de consumo. E enumera os três perfis dos consumidores de luxo.

Os três perfis de consumidores de produtos de luxo, segundo a Forbes 

  • "Descobridores"- Sempre atentos às últimas tendências e aos media.São inovadores e os mais propensos a comprar por impulso. Desde que o produto seja validado por vários pontos de referência, comprarão sempre.
  • "Vencedores" - Compram para celebrar uma vitória, um evento pessoal, aniversário ou negócio fechado. Mas as compras são geralmente pensadas, na medida em que foram consideradas por algum tempo, antes do evento as desencadear. “As marcas de luxo precisam ser top-of-mind bem antes da compra, para entrar no seu universo de consideração. Acções pontuais e sazonais, populares no segmento aspiracional, não funcionam aqui.”
  • "Conhecedores" - Focados na qualidade ou valor histórico, pesquisam minuciosamente e conhecem a fundo antes de comprar. Este grupo é o mais exigente. Pesquisam minuciosamente todos os aspectos de uma categoria como arte, relógios, jóias ou vinhos antes de tomarem uma decisão, e muitas vezes recorrem a especialistas para aconselhamento. Muitos interessaram-se ainda antes de ganharem o primeiro milhão. A chave é conseguir admiradores capazes de se tornarem compradores.

Rita Monteiro, copywriter Wine & Shine

Se quer fazer brilhar o seu vinho no mercado de luxo - desde a criação da marca, rótulos sofisticados, embalagens premium, divulgação eficaz -  fale connosco agora.

Se gostou deste artigo, talvez goste de ler também:

Há 11 meses
Share