Sobre marcas, rótulos e boa comunicação de vinhos e produtores

image

O consumidor quer sempre pagar o mínimo possível, certo? Errado. As pessoas fazem decisões de compra com base em mais do que o preço baixo. Muitas vezes estão dispostas a pagar mais, mesmo quando podem comprar um vinho semelhante por menos. Geoffrey James, autor do blog sobre vendas mais lido no mundo, explicou recentemente na revista Inc as razões que podem levar a pagar mais por um produto. Conheça-as aqui:


1 . O seu vinho é mais fácil de comprar.
As pessoas odeiam perder tempo com compras e pagamentos complicados. Estarão dispostas a pagar um pouco mais se isso simplificar o processo de compra. Pense numa boa distribuição e em  vendas online no seu website, por exemplo…

2 . O seu vinho chega mais depressa.
Clientes em todo mundo querem gratificação imediata, especialmente quando estão a gastar dinheiro. Se conseguir satisfazer os seus desejos mais cedo do que a concorrência, aceitarão pagar mais por isso. Encurte o tempo de encomenda e envio, se for o caso.

3. O seu vinho tem algo único, que o cliente deseja.
Os clientes fixam-se numa determinada característica, mesmo que não pareça essencial. Pode ser o vintage do ano em que nasceram, ser singular numa região, ter uma casta especial, ter uma vinificação original… pense em algo único para valorizá-lo.

4. O seu rótulo é mais atraente.
Não há volta a dar: os olhos também bebem…. seja à mesa ou para oferecer, todos preferimos ter a companhia de um vinho “bem vestido”. E o seu cliente está disposto a pagar mais por isso.

5 . O seu vinho prestigia o comprador.
As pessoas compram bens de luxo extravagantes porque estes as fazem brilhar, sentir-se ricos, conhecedores. A mesma dinâmica funciona no vinho, o que explica que certas marcas atinjam preços exorbitantes. Construa uma reputação.

6. O seu serviço é amigável.
As empresas subestimam a raiva que os compradores sentem perante o mau atendimento. Na verdade, irão pagar mais se sabem que os seus problemas são tratados de forma rápida e disponível. Mostre-se disponível para distribuidores e parceiros de negócio.

7. A diferença de preço não compensa.
Os clientes comprarão mais caro se a diferença face ao preço do concorrente não for grande o suficiente para activar o seu “radar financeiro”.

8. O cliente gosta de si e da sua marca.
Os clientes são humanos e os humanos preferem fazer negócios com amigos. Recomendações de conhecidos fazem a diferença e criar uma ligação emocional com o cliente é crucial: ao confiar na sua marca - ou em si como produtor - criará um escudo que afasta a concorrência.

9. O cliente procura algo mais do que o vinho.
Geralmente um cliente pagará mais pelo seu vinho se está interessado noutro serviço. Pode ser a estadia enoturística, fazer um negócio consigo ou impressionar um amigo.

10. O cliente está com pressa.
Clientes apressados geralmente não têm disponibilidade para se preocupar com o preço de tudo. Seja porque estão a organizar um evento, um jantar de última hora ou vão viajar e querem levar algo consigo.

Rita Monteiro, copywriter Wine & Shine

Para aumentar o valor do seu vinho no mercado pode contar com a  Wine & Shine. Ajudamos a posicionar a sua marca, criar rótulos eficazes, embalagens premium e divulgação -  fale connosco agora.

Se gostou deste artigo, talvez goste de ler também:

Há 12 meses
Share